segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha: O Império das Trevas - Christian Jacq


-Nenhum homem terá coragem de lutar contra os hicsos – avaliou Teti, a Pequena.
- Nesse caso, as mulheres terão! P. 32
 Antigo Egito, época dos faraós. Apófis quer acabar com todos os egípcios, aniquilando-os ou forçando-os a serem escravos, agora todos tendem a venerar os hicsos. Todos os reinos tiveram de se unir aos hicsos e a aceitar o faraó Apófis.

Porém em uma cidade mais ao sul do egito, esquecida pelos hicsos, está Tebas, governada por uma rainha frágil, Teti a Pequena. Só que isso não dura muito pois é concedido a sua filha Ahotep a coroa, pois a rainha Teti sabe que não está mais em condições de reinar, ao contrário de sua filha , cheia de força e coragem.

Ahotep não suporta a ideia de ter de se aliar aos hicsos, seu sonho é derrubá-los, mas para isso precisa de muitos recursos, dos quais está desprovida, pois sua pequena cidade está caindo ao relento.
Mas o que Ahotep não esperava era se apaixonar por Seqen, um simples camponês que conquista-lhe o coração por sua bravura. Juntos os dois se únem, Seqen vira faraó, rei de Tebas e Ahotep rainha, juntos formarão um exército de resistentes e assim pretendem combater os hicsos.
- Os hicsos já triunfaram. Por que se recusa a admiti-lo?
- Porque o amor pela liberdade deve ser mais forte do que tudo, quaisquer que sejam as circunstâncias.  P. 283
O livro me surpreendeu muito, eu já adoro o tema egípcios, faraós e tudo mais, só que a narrativa é impressionante, te envolve. A narrativa em terceira pessoa deixa tudo mais claro para todos, mostra o lado ruim e o bom da história, sendo assim, ficamos aflitos pelos bonzinhos e com raiva dos vilões – que não são poucos.

Os personagens aos olhos de quem lê parecem reais, toda a parte da magia da mitologia egípcia foi muito bem estruturada. Apófis é um faraó sem escrúpulos, maldoso que tem prazer em ver o sofrimento de meros escravos. Ahotep é uma rainha corajosa, destemida e nunca perde a esperança. Seqen é um rei e faraó corajoso, que vai até o fim contra os hicsos e o amor entre ele e a rainha só o faz ficar mais forte, o romance deles é lindo!

Vale lembrar que é uma trilogia, então o primeiro livro acaba na melhor parte da história, quando tudo fica mais emocionante.Eu recomendo a leitura, para quem gosta do gênero, não se arrependerá. Na língua formal tudo fica com um ar mais antigo e isso é o que deixa a história melhor ainda! Uma trama com intrigas, oposições, violência, injustiça, busca pela justiça e amor. 

Série A Rainha Liberdade:
1. O Império das Trevas
2. A Guerra das Coroas
3. A Espada Flamejante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar galera,é de graça !