sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Resenha: Travessia - Ally Condie

Spoiler para quem não leu Destino.

"Se você ama alguém, se alguém ama você, e essa pessoa te ensinou a escrever para que pudesse falar, como é que você poderia ficar de brações cruzados, sem fazer nada? O melhor é tirar palavras da terra e roubá-las do vento.Porque quando você ama, não há o que fazer. Você ama e não tem como voltar atrás." p.52
Ultimamente os livros  de distopia tem vindo com grande força, e eu apoio, porque é um tema maravilhoso e quando bem desenvolvido nos faz entrar completamente na estória, assim como Destino e Travessia.

No livro anterior conhecemos mais sobre a sociedade que cerca Cassia, como são as regras, todas aquelas pílulas coloridas e outras regras que a sociedade dita para as pessoas. Em Destino, acaba que Cassia vai atrás de Ky pelas províncias exteriores.  O segundo livro começa a partir dai, e a grande diferença é que é narrado pelos dois, por Cassia e Ky.

Ambos estão em diferentes províncias exteriores.,que também é comandada pela sociedade, onde mandam jovens para fazer trabalho braçal, com uma mentirosa promessa de que ficando seis meses lá eles voltam pra sociedade como cidadãos normais – pois só vão às províncias os considerados aberrações.
Ky não desiste de encontrar Cassia e foge, ele arquiteta todo um plano junto com seu colega Vick e resolve levar junto Eli, um garoto que acabou de chegar. Juntos eles fogem pelos Cânions, adentrando esculturas. Nesta jornada, Ky vai deixando pistas pelo caminho que indica que ele passou pelo lugar, mas pistas que somente Cassia perceberia.

Quando mandada para a área onde Ky estava antes de fugir, Cassia procura se enformar se alguém o conhecia e onde ele estaria. Um menino que os viu fugindo indica à ela que eles adentraram os Cânions e junto com Indie, uma garota corajosa que a ajuda contra a sociedade, elas fogem para encontrar os demais. Só que, neste caminho tanto ela quanto os garotos descobrem sobre a tal Insurreição, que se trata das pessoas que foram contra a sociedade e viveram fora dela, sendo agricultores. Agora Cassia quer encontra-los, mas Ky já tem outra opinião...

"A sociedade quer que a gente tenha medo de morrer. Mas eu não tenho medo. Meu único medo é morrer de maneira errada." p.14

Com a narrativa alternada, podemos saber mais sobre a visão que Ky tem da sociedade, quais seus valores e até onde ele vai por amor. Cassia mostra-se muito corajosa, só que algumas vezes um tanto egoísta também.Outra coisa beeem interessante é o triângulo amoroso que não acaba neste livro não, ele continua e bem firme. Xander tem ajudado e muito Cássia a encontrar Ky, só que ele esconde um segredo dela, e este segredo Ky conhece só que não disse à ela. Confesso que estou bem curiosa, desconfio o que pode ser, mas não tenho certeza, espero não me decepcionar no ultimo livro.

Eu gostei muito de Travessia, a autora mostra um lado da estória que eu não imaginava se tornar tão cruel. A sociedade é calculada, sem escrúpulos e trata as pessoas como ratinhos de laboratório. Eles controlam tudo e todos. Mas até quando? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar galera,é de graça !